quarta-feira, 11 de julho de 2012

convivencia

Atividade 1.6 – Reflexão sobre a aprendizagem



Ao finalizar o primeiro Eixo de estudo que tratou sobre Projetos (características, importância, teóricos, proposta de elaboração) destaco que a as leituras realizadas, orientações recebidas e discussões realizadas contribuíram para a aquisição/ampliação de meus conhecimentos sobre esta expressiva metodologia de trabalho.
A cada estudo realizado sobre o tema em questão, mais me convenço de sua importância na construção de conceitos e de entendimento dos conceitos construídos e sistematizados ao longo da história. Através de projetos de trabalho/estudo os alunos participam ativamente da construção de saberes, dado o interesse pelo objeto de estudo motivado por sua participação na escolha, definição e/ou concordância com a temática de estudo por ele proposta.
Projeto é algo que desejo atingir. Está sempre comprometido com ações, mas é algo aberto e flexível ao novo. A todo o momento você pode rever a descrição inicialmente prevista para poder levar avante sua execução e reformulá-la de acordo com as necessidades e interesses dos sujeitos envolvidos, bem como da realidade enfrentada.

Atividade 1.5 – Proposta de Projetos


Escola Municipal De Educação Infantil e Fundamental Santa Marta
Eurípedes Cândida S. C. Oliveira
SÉRIE: Programa Se Liga (Instituto Ayrton Senna)
Título do projeto: Prazer no Ato de Ler.


OBJETIVO
           O objetivo principal desse projeto, é o de fomentar o gosto pela leitura desde o início das etapas de escolaridade. O incentivo do adulto deve ser fundamental nesse processo, sendo o mediador entre a criança e o livro.

DESENVOLVIMENTO
           Trabalhar com Literatura na escola é promover a aprendizagem que sirva para a constituição de sujeitos que a questiona e a transforma. O professor precisa ler para que seus alunos possam ser envolvidos pelo texto, servindo de referencial para a turma. Ao trabalhar projetos que privilegiem a Literatura na escola, estamos promovendo a emancipação do saber, rompendo a ideia que deu origem aos trabalhos com fichamentos, a interpretação com perguntas e respostas, que tanto foi usado pelo educador como forma de avaliar o rendimento do aluno quanto à leitura. Os debates, a leitura crítica e comparativa de jornais, dramatizações, visitas a biblioteca, conversas sobre o autor do livro, são atividades para trabalhar o livro durante todo o ano em sala, desenvolvendo no aluno a capacidade de pensar e crescer. Assim devemos evitar a avaliação do rendimento da leitura por meio da literatura, pois será inútil enquanto não tivermos alunos que encontrem o prazer no ato de ler.

ATIVIDADES
           E para que seja descoberto este prazer, usaremos a obra de variados autores, que hoje são referência nacional e interacional. Para tanto, seguiremos algumas diretrizes de ações educativas:

Sugestões de atividades:

• Leitura compartilhada com os alunos de obras referentes aos projetos em execução;
• Solicitar que as crianças deem um novo final ou início à história lida;

• Conhecer vida e obra do autor;

• Fazer textos coletivos com a descrição dos personagens, considerando características físicas e psicológicas;

• Fazer estudos individuais e coletivos dos dados contidos nos livros;

• Fazer sessões de explanação dos conteúdos evidenciados na obra;

• Fazer releituras conjugando a linguagem (com poesias, sínteses) e a arte (com pinturas e esculturas) como forma de tornar mais concreta a aprendizagem.


Atividade 1.4 – Banco de Projetos

Atividade 1.4 – Banco de Projetos

Escola Municipal De Educação Infantil e Fundamental Santa Marta
Eurípedes Cândida S. C. Oliveira
Série: Programa Se Liga (Instituto Ayrton Senna)
Alunos envolvidos: 25 (vinte e cinco)
Números de professores envolvidos: 3 (três)
Área de trabalho: Interdisciplinar
Título do projeto: Prazer no Ato de Ler.

FORAM TRABALHADAS AS SEGUINTES ACÕES:

  • LEVAR UMA CAIXA DE LIVROS DE FACIL LEITURA PARA A SALA;
  • MONTAR O CANTINHO DA LEITURA;
  • ESCOLHA DE UM LIVRO;
  • FAZER O CIRCUITO DA  LEITURA;
  • REUNIR POR VINTE MINUTOS TODOS OS DIAS PARA FALAR DO LIVRO QUE CADA UM ESCOLHEU; 
  • CADA ALUNO VAI REGISTRAR OS LIVROS LIDOS NO CARTAZ DA LITERATURA;
  • DIVULGAR OS LIVROS LIDOS NO CIRCUITO DA LEITURA;
  • FAZER O TRONO DA LEITURA ONDE O ALUNO MUDA O INÍCIO OU O FIM DO LIVRO;
  • REALIZAR APRESENTAÇOES TEATRAIS A CADA MÊS DE UM LIVRO LIDO.
·         OS ALUNOS PODEM CONSTRUIR SEU PROPRIO LIVRO COM SUAS PROPRIAS PRODUÇOES;
·         ORGANIZAR UMA TARDE DE AUTOGRAFOS;

DESCRIÇÃO GERAL


 Contar e ouvir histórias são hábitos que fazem parte do nosso contexto histórico e tem inúmeros significados, bem como nos aproxima de um mundo mágico que leva a caminhos cheios de descobertas através do universo da leitura. Assim, contribuindo para a democratização do conhecimento, aperfeiçoamento da linguagem e da escrita.
            Logo, faz-se necessário um ambiente que propicie a familiarização do indivíduo com as histórias, para assim ampliar o seu repertório e estimular o imaginário. E é na escola que temos o espaço ideal para o desenvolvimento da prática da leitura com atividades diversificadas e sistemáticas, buscando o prazer em ouvir, ler e contar histórias.
            A sala de leitura será mais um espaço para o complemento das atividades desenvolvidas na sala de aula, assim comprometida com o processo de ensino-aprendizagem, auxiliando o aluno, bem como o professor.