quarta-feira, 11 de julho de 2012

Atividade 1.5 – Proposta de Projetos


Escola Municipal De Educação Infantil e Fundamental Santa Marta
Eurípedes Cândida S. C. Oliveira
SÉRIE: Programa Se Liga (Instituto Ayrton Senna)
Título do projeto: Prazer no Ato de Ler.


OBJETIVO
           O objetivo principal desse projeto, é o de fomentar o gosto pela leitura desde o início das etapas de escolaridade. O incentivo do adulto deve ser fundamental nesse processo, sendo o mediador entre a criança e o livro.

DESENVOLVIMENTO
           Trabalhar com Literatura na escola é promover a aprendizagem que sirva para a constituição de sujeitos que a questiona e a transforma. O professor precisa ler para que seus alunos possam ser envolvidos pelo texto, servindo de referencial para a turma. Ao trabalhar projetos que privilegiem a Literatura na escola, estamos promovendo a emancipação do saber, rompendo a ideia que deu origem aos trabalhos com fichamentos, a interpretação com perguntas e respostas, que tanto foi usado pelo educador como forma de avaliar o rendimento do aluno quanto à leitura. Os debates, a leitura crítica e comparativa de jornais, dramatizações, visitas a biblioteca, conversas sobre o autor do livro, são atividades para trabalhar o livro durante todo o ano em sala, desenvolvendo no aluno a capacidade de pensar e crescer. Assim devemos evitar a avaliação do rendimento da leitura por meio da literatura, pois será inútil enquanto não tivermos alunos que encontrem o prazer no ato de ler.

ATIVIDADES
           E para que seja descoberto este prazer, usaremos a obra de variados autores, que hoje são referência nacional e interacional. Para tanto, seguiremos algumas diretrizes de ações educativas:

Sugestões de atividades:

• Leitura compartilhada com os alunos de obras referentes aos projetos em execução;
• Solicitar que as crianças deem um novo final ou início à história lida;

• Conhecer vida e obra do autor;

• Fazer textos coletivos com a descrição dos personagens, considerando características físicas e psicológicas;

• Fazer estudos individuais e coletivos dos dados contidos nos livros;

• Fazer sessões de explanação dos conteúdos evidenciados na obra;

• Fazer releituras conjugando a linguagem (com poesias, sínteses) e a arte (com pinturas e esculturas) como forma de tornar mais concreta a aprendizagem.


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