Escola Municipal
De Educação Infantil e Fundamental Santa Marta
Eurípedes Cândida
S. C. Oliveira
SÉRIE: Programa Se
Liga (Instituto Ayrton Senna)
Título do projeto:
Prazer no Ato de Ler.
OBJETIVO
O objetivo principal desse projeto, é o de fomentar o gosto pela leitura desde o início das etapas de escolaridade. O incentivo do adulto deve ser fundamental nesse processo, sendo o mediador entre a criança e o livro.
DESENVOLVIMENTO
Trabalhar com Literatura na escola é promover a aprendizagem que sirva para a constituição de sujeitos que a questiona e a transforma. O professor precisa ler para que seus alunos possam ser envolvidos pelo texto, servindo de referencial para a turma. Ao trabalhar projetos que privilegiem a Literatura na escola, estamos promovendo a emancipação do saber, rompendo a ideia que deu origem aos trabalhos com fichamentos, a interpretação com perguntas e respostas, que tanto foi usado pelo educador como forma de avaliar o rendimento do aluno quanto à leitura. Os debates, a leitura crítica e comparativa de jornais, dramatizações, visitas a biblioteca, conversas sobre o autor do livro, são atividades para trabalhar o livro durante todo o ano em sala, desenvolvendo no aluno a capacidade de pensar e crescer. Assim devemos evitar a avaliação do rendimento da leitura por meio da literatura, pois será inútil enquanto não tivermos alunos que encontrem o prazer no ato de ler.
O objetivo principal desse projeto, é o de fomentar o gosto pela leitura desde o início das etapas de escolaridade. O incentivo do adulto deve ser fundamental nesse processo, sendo o mediador entre a criança e o livro.
DESENVOLVIMENTO
Trabalhar com Literatura na escola é promover a aprendizagem que sirva para a constituição de sujeitos que a questiona e a transforma. O professor precisa ler para que seus alunos possam ser envolvidos pelo texto, servindo de referencial para a turma. Ao trabalhar projetos que privilegiem a Literatura na escola, estamos promovendo a emancipação do saber, rompendo a ideia que deu origem aos trabalhos com fichamentos, a interpretação com perguntas e respostas, que tanto foi usado pelo educador como forma de avaliar o rendimento do aluno quanto à leitura. Os debates, a leitura crítica e comparativa de jornais, dramatizações, visitas a biblioteca, conversas sobre o autor do livro, são atividades para trabalhar o livro durante todo o ano em sala, desenvolvendo no aluno a capacidade de pensar e crescer. Assim devemos evitar a avaliação do rendimento da leitura por meio da literatura, pois será inútil enquanto não tivermos alunos que encontrem o prazer no ato de ler.
ATIVIDADES
E para que seja descoberto este prazer, usaremos a obra de variados autores, que hoje são referência nacional e interacional. Para tanto, seguiremos algumas diretrizes de ações educativas:
E para que seja descoberto este prazer, usaremos a obra de variados autores, que hoje são referência nacional e interacional. Para tanto, seguiremos algumas diretrizes de ações educativas:
Sugestões de
atividades:
• Leitura
compartilhada com os alunos de obras referentes aos projetos em execução;
• Solicitar que as
crianças deem um novo final ou início à história lida;
• Conhecer vida e obra
do autor;
• Fazer textos
coletivos com a descrição dos personagens, considerando características físicas
e psicológicas;
• Fazer estudos
individuais e coletivos dos dados contidos nos livros;
• Fazer sessões de
explanação dos conteúdos evidenciados na obra;
• Fazer releituras conjugando a linguagem (com
poesias, sínteses) e a arte (com pinturas e esculturas) como forma de tornar
mais concreta a aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário