Atividade 2.2 – Currículo e suas características.
Como se caracteriza o
currículo que se desenvolve com o uso de computadores e Internet nas atividades
de sala de aula?
O
computador e a internet são sem dúvidas elementos importantes na construção de novos
conhecimentos, por isso devemos ter cuidado no momento do uso para que não
fique solto, perdido no espaço, desta forma faz-se necessário adotar critérios
a serem seguidos, para que os trabalhos sejam direcionados, rumo aos objetivos
traçados, em busca de levar o conhecimento sem perder de vista o tema abordado
de acordo com o currículo pré-estabelecido, que
se desenvolve com o uso de computadores e internet nas atividades de sala de
aula caracterizam-se como o currículo vivido. Traz para perto do aluno, a
construção do conhecimento, pois lhe apresenta obstáculos a ser ultrapassado
para se construir o conhecimento, que não pode ser mais algo dado, definitivo,
pronto, e sim algo construído a partir da realidade e descobertas do próprio
aluno, guiado e orientado pela experiência e conhecimento do professor. Este
não apresenta um conteúdo pronto, e sim conduz o aluno, que por experimentar e
desenvolver competências é capaz de participar ativamente no processo de
aquisição do conhecimento. O uso do computador e da internet permite fazer uma
ponte entre os conhecimentos historicamente produzidos e organizados em
materiais didáticos e os novos conhecimentos construídos pelos alunos. “A
integração de tecnologias ao desenvolvimento do currículo na escola e na sala
de aula desperta a consciência sobre as tensões entre a organização curricular
fechada em disciplinas estanques com conteúdos previamente selecionados e o
currículo integrado e aberto às experiências de vida. A integração
significativa das disciplinas e conhecimentos pode propiciar o envolvimento de
alunos e professores em atividades socialmente relevantes, auxiliando na
interpretação dos fenômenos socioculturais da comunidade, bem como no resgate
da ética, das artes, da diversidade e dos valores a serem vividos pela escola
por meio de uma atuação prática e tangível”.
A
escola deve ser vista como espaço de diálogo e de criação de redes
colaborativas, propiciando a interação entre distintas culturas, escolas,
contextos, pessoas e objetos de conhecimento, mobilizando pensamentos
criativos, novas aprendizagens e busca conjunta de solução.
Nenhum comentário:
Postar um comentário