segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Currículo e suas caracteristicas


Atividade 2.2 – Currículo e suas características.

 

Como se caracteriza o currículo que se desenvolve com o uso de computadores e Internet nas atividades de sala de aula?

O computador e a internet são sem dúvidas elementos importantes na construção de novos conhecimentos, por isso devemos ter cuidado no momento do uso para que não fique solto, perdido no espaço, desta forma faz-se necessário adotar critérios a serem seguidos, para que os trabalhos sejam direcionados, rumo aos objetivos traçados, em busca de levar o conhecimento sem perder de vista o tema abordado de acordo com o currículo pré-estabelecido, que se desenvolve com o uso de computadores e internet nas atividades de sala de aula caracterizam-se como o currículo vivido. Traz para perto do aluno, a construção do conhecimento, pois lhe apresenta obstáculos a ser ultrapassado para se construir o conhecimento, que não pode ser mais algo dado, definitivo, pronto, e sim algo construído a partir da realidade e descobertas do próprio aluno, guiado e orientado pela experiência e conhecimento do professor. Este não apresenta um conteúdo pronto, e sim conduz o aluno, que por experimentar e desenvolver competências é capaz de participar ativamente no processo de aquisição do conhecimento. O uso do computador e da internet permite fazer uma ponte entre os conhecimentos historicamente produzidos e organizados em materiais didáticos e os novos conhecimentos construídos pelos alunos. “A integração de tecnologias ao desenvolvimento do currículo na escola e na sala de aula desperta a consciência sobre as tensões entre a organização curricular fechada em disciplinas estanques com conteúdos previamente selecionados e o currículo integrado e aberto às experiências de vida. A integração significativa das disciplinas e conhecimentos pode propiciar o envolvimento de alunos e professores em atividades socialmente relevantes, auxiliando na interpretação dos fenômenos socioculturais da comunidade, bem como no resgate da ética, das artes, da diversidade e dos valores a serem vividos pela escola por meio de uma atuação prática e tangível”.
A escola deve ser vista como espaço de diálogo e de criação de redes colaborativas, propiciando a interação entre distintas culturas, escolas, contextos, pessoas e objetos de conhecimento, mobilizando pensamentos criativos, novas aprendizagens e busca conjunta de solução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário