segunda-feira, 17 de setembro de 2012

ANALISE E REGISTRO DO PROJETO NA AÇÃO



ATIVIDADE 2.4 - ANALISE E REGISTRO DO PROJETO NA AÇÃO 

Escola Municipal Santa Marta

Professora: Eurípedes C. Silva C. Oliveira.
Disciplina: Interdisciplinar
Turma: Programa Se Liga.
Duração: Ano de 2010.
1-Tema
O projeto Prazer No ato De Ler foi trabalhado com os alunos do Programa do Instituto Ayrton Senna. Alunos com defasagem de idade e serie. Diversas atividades relacionadas ao tema, como, pesquisa inicial e preparação para conhecer e ler as variedades de literatura que o programa ofereceu para as salas de aula, e depois desta preparação, houve o acompanhamento do processo de ambiência pedagógica para a apresentação do cantinho da leitura.

2-Disciplinas
Este projeto foi trabalhado de forma interdisciplinar, mas o foco maior está nas disciplinas de Língua Portuguesa. O projeto foi incorporado ao PITEC (Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo), pois foram buscadas diversas informações sobre o projeto através de recursos tecnológicos, como  multimídias e etc.

3-Objetivos
O objetivo principal do projeto, que é proporcionar variedades de textos de forma prazerosa, vem sendo alcançado, já que a maioria dos alunos não gostava de ficar sem o momento da leitura, que era feito de forma bem diversificada, atingindo os resultados esperados
.
4-Ações
            Todas as ações previstas estão sendo alcançadas, sendo destacada a estratégia de envolver cada aluno no processo de desenvolvimento do projeto, o que fez com que todos os alunos se sentissem  responsáveis pelo momento da leitura seja ela individual ou coletiva.
Quanto aos recursos, todos eles foram utilizados, sendo que a escola conta com uma biblioteca e outros recursos de multimídias, os quais foram previstos para apoiarem as ações de realização do projeto. Estas tecnologias tiveram um papel importante no desenvolvimento do projeto, pois a cada passo do processo, os alunos eram levados ao laboratório e biblioteca para adquirir novos conhecimentos.

5-Atitudes
             No decorrer do projeto valores como o gosto pelos diversos gêneros textuais, destacando a importância de ler e saber interpretar o que leu, foi uma atitude presente no decorrer de todo o processo.

6-Resultados
           Os principais resultados esperados já foram alcançados, visto que os alunos estão aperfeiçoando o hábito da leitura e conhecendo a importância de uma boa leitura, levando este habito para os seus familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário